domingo, 6 de maio de 2012

CAPS VIDA NOVA - novas conquistas!

  O “Abril para uma nova realidade em  Saúde Mental”, promovido pelo CAPS Vida Nova, em parceria com a Secretaria de Saúde, marcou a um só tempo, as mudanças necessárias para as pessoas com transtorno mental e seus familiares em São Felipe. 
No último dia 23, pudemos assistir a uma Sessão Especial na Câmara dos Vereadores, com a presença dos nossos ilustres representantes do Legislativo, Secretaria de Saúde, usuários, trabalhadores e amigos do CAPS Vida Nova, Cooperativa Social Gera$óis, Sindicato dos Trabalhadores e comunidade local, fazendo valer o controle social sobre as ações da saúde no nosso município – um verdadeiro exercício de cidadania.

Adilson Lima, usuário do CAPS e Presidente da Cooperativa Social Gera$óis, abordando as questões que tem vivido na luta pela inclusão social pelo trabalho das pessoas que fazem tratamento no CAPS. À sua esquerda, Sr. Rogério Barbosa, Secretário de Saúde, e à direita, os vereadores Tonho da Riacho Doce e Choquinha.


Com o apoio da Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares do Sistema de Saúde Mental da Bahia – AMEA – nossos convidados de honra, tivemos o privilégio de, em toda a nossa macrorregião, sediar a apresentação do Guia de direitos Humanos Loucura Cidadã.

Este Guia, de repercussão nacional, traz informações importantes para as pessoas que são discriminadas e têm seus direitos violados por conta do adoecimento mental. Esta é uma aposta na socialização de orientações, uma opção ética contra o preconceito e estigma da loucura de que muitos sofrem, conta Carol Espínola – Coordenadora Técnica do CAPS Vida Nova.

Tamara Grimaldi - terapeuta ocupacional do CAPS, Rita Conceição - usuária do CAPS e tesoureira da Cooperativa Social Gera$óis. Atrás, Lívia Santos – Membro da AMEA, esposa de um usuário do Serviço de Saúde Mental de Salvador, Ludimila Muniz, Márcio Reis e Gorete Rozendo – enfermeira, farmacêutico e técnica de enfermagem do CAPS, respectivamente.



Juntos, assistimos a uma peça teatral dirigida pela AMEA e protagonizada pelos usuários e trabalhadores do CAPS, ouvimos os relatos daqueles que vem se beneficiando com os serviços oferecidos nesta unidade de atenção à saúde mental, discutimos as reais necessidades da nossa população, e pactuamos caminhos para a elaboração de novas políticas públicas na área da saúde.
Fotos: Tamara Grimaldi, Josueliton e Marcio da AMEA.Edição e Revisão de Texto: Carol Espínola.
Rodrigo de Jesus (Tim), usuário do CAPS, com um exemplar do Guia em mãos. Atrás dele, Jair - vereador e Carol - coordenadora técnica do CAPS.

Antonia Souza, usuária do CAPS, emocionada ao lembrar-se do tempo em que não existia nenhum serviço específico para cuidar da saúde mental, quando a mesma sofria com sucessivas crises. Hoje ela reconhece que “pode trabalhar, brincar, cuidar da casa e que é capaz de levar uma vida normal” – diz.

O Vereador Jair propôs, a bancada na Câmara concordou, o Secretário Rogério concordou e a equipe CAPS pactuou com eles o compromisso público de realizarem uma assembleia geral no próximo dia 09 para tratarem a questão da acessibilidade da população da zona rural aos serviços do CAPS.

Maria Auxiliadora, Gustavo, Antonia Ribeiro, Rita Conceição, Lívia e Josueliton, no ensaio da peça teatral “in-sanidades”.

No dia 24, realizamos o I Festival de Loucura e Cidadania, com o apoio da AMEA, das estagiárias de Serviço Social (Ana Rosa e Elizete Santos), usuários e trabalhadores do CAPS.

Sócios da Gera$óis (Antonia Souza, Rosemeire, Maria Lessa, Antonia Ribeiro, Francisco, José de Jesus, Adilson Lima, Rita França, Edmilson, Ana Rita, Jesuíta, Márcia, Elza, Edvaldo, Rita Conceição, Reginaldo, Rodrigo, Domingos e Julio), Estagiárias de Serviço Social (Yá e Zeti), Equipe CAPS (Carol, Maria José, Ludimila, Tamara, Gustavo e Gorete), Comitiva AMEA (Livia, Josueliton, Marcio e Jamile)

Em clima de ano novo e de final da Copa do Mundo, reinauguramos o Espaço Gera$óis (sede de produção da Cooperativa Social Gera$óis), acolhendo a comunidade sanfelipense com um delicioso caldo de aipim com carne seca, exposição de fotos e de artigos que temos confeccionado.
 Gustavo e Márcio, servindo o caldo de aipim com carne seca – uma amostra da oficina de culinária.
Exibição de vídeo, na parte interna do Espaço Gera$óis.

Numa “in-tensa” roda de conversa, apresentamos os objetivos e metas que configuram o funcionamento da Gera$óis. Esta Cooperativa nasceu de um projeto de intervenção do CAPS, com o intuito de unir “cucas bacanas e mãos na massa” para garantir o direito ao trabalho e à cidadania ativa para as pessoas com transtornos mentais. Estamos trabalhando com o conceito de Saúde Mental e Economia Solidária, na luta contra a exclusão social e econômica, conforme preconiza o Ministério da Saúde, relata Carol Espínola – responsável pela elaboração do referido projeto.
O projeto Gera$óis está inscrito no Cadastro de Iniciativas de Inclusão Social pelo Trabalho (CIST) do Ministério da Saúde e foi reconhecido nacionalmente enquanto empreendimento solidário e experiência de geração de renda no campo da saúde mental em 2010, na I Conferência Temática de Cooperativismo Social, II Conferência Nacional de Economia Solidária e IV Conferência Nacional de Saúde Mental - Intersetorial.

Com o slogan “Gerando renda com arte por mais vida nova”, a Cooperativa Social Gera$óis inaugura em São Felipe um relevante espaço de trocas, em combate ao desemprego, preconceito e às desigualdades sociais. “Estamos aqui juntos praticamente com os mesmos objetivos e vamos mostrar, com a cooperação de todos, do que somos capazes”, indica Adilson Lima.

O espaço Gera$óis funciona no galpão em frente ao Fórum e abre semanalmente de segunda a sexta, das 09h às 16h, e mensalmente aos sábados, das 08h às 12h. A estrutura física comporta uma mini loja e as oficinas de produção (confecção e comercialização) de reciclagem de papel, retalhos de tecido, garrafas pet e de vidro, pintura em tela e bijuteria, além do bazar de roupas, sapatos e acessórios masculinos, femininos e infantis, novos e usados.
Rodrigo, Francisco, sócios da Cooperativa Social Gera$óis e Jamile, estudante que presta assessoria à AMEA, na Exposição dos artigos das oficinas de fuxico, pintura em tela, bijuteria e reciclagem de papel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário