segunda-feira, 23 de março de 2015

Rede Cegonha

No ano passado, a SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO FELIPE através da Atenção Básica, buscando garantir os direitos das gestantes, iniciou um trabalho de integração das gestantes com o ambiente hospitalar a partir de visitas à maternidade, antes mesmo do trabalho de parto.
 A vinculação é uma estratégia de implantação da Rede Cegonha com a finalidade de integrar os níveis de atenção hospitalar, garantir a vinculação da gestante ao serviço que atenderá ao parto, acolhimento imediato da gestante, puérperas e bebês e, ainda, evitar a peregrinação em busca de assistência.
As visitas são realizadas mensalmente, sendo que, alguns meses não acontecem decorrentes da própria disponibilidade de vagas da maternidade, pois, a maternidade atende vários municípios. Podem participar das visitas as gestantes que estiverem no último trimestre de gestação, a partir de 34 semanas, ou até mesmo antes. As interessadas devem procurar a unidade de saúde onde realizam o pré-natal ou, procurar informações diretamente com a coordenadora da Atenção Básica, na Secretaria de Saúde, a Enfermeira Obstetra Camila Torres, referência da Rede Cegonha no município.

Ao chegar à maternidade, os grupos de gestantes que saem de são Felipe - acompanhadas por um profissional de saúde e em carro locado pela SMS, são recebidas por uma equipe de profissionais, iniciando a visita pela recepção da maternidade até o Centro Obstétrico, vale ressaltar que o Hospital Maternidade Luiz Argolo está passando por um momento de adequações em sua estrutura e muito em breve haverá novidades para melhor atender as gestantes para o parto humanizado.
A visita é finalizada com um momento de conversa com a equipe, onde esclarecem dúvidas, o cartão de gestantes é carimbado pela instituição como garantia do atendimento no momento do parto, compartilham suas experiências e medos e recebem orientações sobre os sinais de trabalho de parto, quando procurar o hospital, o papel do acompanhante, o que trazer na mala e os documentos necessários para internação, inclusive são orientadas que podem registrar seus filhos na própria maternidade.

A vinculação das gestantes já é uma das ações de sucesso da Rede Cegonha que acontece no Município de São Felipe, outras ações já foram realizadas, como por exemplo, a qualificação do pré-natal, através da capacitação do caderno 32 para todos os profissionais da Atenção Básica. Neste caderno - que é um protocolo do Ministério da Saúde, apresenta o passo a passo de como realizar um pré-natal de qualidade e as atribuições dos profissionais envolvidos.

 Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiras (os), Técnicos de Enfermagem, Médicas (os), Odontólogos (as), Auxiliar de Saúde Bucal, e toda a equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF, são qualificados para oferecer um atendimento de qualidade para os usuários do SUS, é uma prioridade da Secretária de Saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário