quinta-feira, 2 de abril de 2015

Fotos da II Roda de Conversa com Adolescentes


Diretoria de Vigilância em Saúde informa

VACINAÇÃO CONTRA O HPV
Proteção para a menina, saúde para a mulher!

Informações importantes sobre a vacina:
1.      O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo de útero e verrugas genitais.
Os tipos 16 e 18 causam em torno de 70% dos casos de câncer do colo de útero. Já os tipos 6 e 11 são encontrados  na maioria das verrugas genitais.
2.      O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição, e a sua transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pelo contato sexual, mas também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. Embora seja raro, o vírus pode propagar-se também por meio de contato com a mão.
3.       A vacinação contra o HPV é a forma mais eficiente de se proteger contra o câncer do colo de útero. Para prevenir é preciso vacinar as adolescente de 9 a 11 anos. É importante seguir fazendo o exame preventivo (Papanicolau) na vida adulta (idade entre 25 e 64 anos).
4.      A vacina HPV estará disponível para adolescentes entre 9 e 11 anos, nas Unidades de Saúde do SUS ou nas escolas. A adolescente deverá tomar 3 doses da vacina. A primeira dose estará disponível em março de 2015, a segunda, em setembro de 2015, e a terceira será agendada para 60 meses após a data da primeira dose. Destaca-se que as meninas de 12 a 13 anos que ainda não foram vacinadas devem procurar uma Unidade de Saúde do SUS para tomar a vacina.É preciso completar o esquema vacinal,pois só com a segunda dose a adolescente estará protegida.
5.      Estudos mostram que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois, nessa idade, há maior produção de anticorpos contra o HPV que estão incluídos na vacina.
6.      A vacina HPV é uma vacina muito segura, desenvolvida por engenharia genética. Pode, raramente, ocasionar reações como dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação.Ocasionalmente, podem ocorrer dor de cabeça, mal estar e desmaios (síncope), que são relacionados à ansiedade ou ao medo da aplicação da vacina - reação mais comumente apresentada em adolescentes. O importante é que, depois, todas ficam bem. A síncope mais frequente é a síncope vasovagal, comum em pessoas com alguma particularidade emocional, geralmente desencadeado por dor intensa, medo da injeção ou um choque emocional súbito, por exemplo. Até o momento não há conhecimento de nenhum efeito colateral grave relacionado a vacinação contra HPV.
Em 2014 foram 5 milhões de meninas vacinadas. A vacinação contra o HPV é de grande importância na prevenção do câncer do colo de útero, e sua filha não deve ficar de fora!

Procure uma unidade de saúde do SUS!