segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Nota Técnica

NOTA TÉCNICA 01/2015

São Felipe – BA, 19 de janeiro de 2015

Assunto: Vigilância Ambiental alerta e orienta para o surgimento de Escorpiões no município.

        A Secretaria Municipal de Saúde vem recebendo denúncias do surgimento de Escorpiões no Centro do município. Sendo assim utilizamos deste meio para esclarecer sobre os cuidados que a população deve ter em seus domicílios e a respeito das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, para combater possíveis criadouros ou abrigos de Escorpiões.
Os municípios, incluindo São Felipe/BA, atuam no combate a escorpiões com educação permanente, um trabalho voltado para orientações à população.
    Quando recebemos as denúncias, solicitamos que Agentes de Combate as Endemias e/ou a Vigilância Sanitária se dirijam aos locais indicados para fiscalizarem a existência de possíveis criadouros/abrigos, e orientam os donos dos domicílios as medidas preventivas que devem ser adotadas.
     Os escorpiões são animais terrestres, de atividade noturna, ocultam-se durante o dia em locais com terra, sombreados e úmidos, troncos de árvores, pedras, tijolos, construções, frestas de muros, dormentes de estradas de ferro, lajes de túmulos, entre outros. São animais predadores, capturam e matam animais para se alimentarem como: baratas, grilos, cupins, aranhas de porte médio, etc.                      
     Todas as espécies de escorpião podem inocular veneno pelo ferrão, sendo considerados animais peçonhentos. A gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e a sensibilidade do acidentado. A gravidade do acidente deve ser avaliada pelo médico, o qual tomará as decisões sobre o tratamento a ser ministrado. Os acidentes geralmente ocorrem quando se manuseia material de construção ou entulho em residências e são mais comuns na primavera e no verão.
   Orientações à população: usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem; examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las; não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção; vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés; utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos; manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros; combater a proliferação de insetos, principalmente baratas e cupins; preservar predadores naturais como seriemas, corujas, sapos, lagartixas e galinhas; limpar terrenos baldios pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas.
     Desde já, nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos e para colaborar com a população.

Bruna Moura

Diretora de Vigilância em Saúde